Por quê?
Existem configurações que fazem sentido para o build de “produção”, mas não no ambiente de desenvolvimento. No caso do Hexo, seria a diferença entre você usar localmente para criar uma postagem, ou gerar os arquivos para publicar no ambiente final.
Coisas como o Google Analytics e otimização de todos os arquivos, precisam estar ativas no ambiente final, mas são coisas que não fazendo sentido no ambiente de desenvolvimento, e podem atrapalhar a performance, ou gerar efeitos indesejados, como o Google contabilizando acessos a páginas que nem estão disponíveis.
Neste cenário o Hexo permite usar múltiplos arquivos de configuração, através do parâmetro –config, que podemos usar nos comandos de hexo server e hexo generate.
Nota: no momento de publicação deste post, esta funcionalidade não estava listada na documentação oficial, encontrei ela dentro das issues do github do Hexo.
Como fazer?
Copie e arquivo _config.yml, e crie um novo config_prod.yml e faça as alterações que quiser. Através do parâmetro –config, podemos escolher qual vamos usar.
hexo server
hexo server --config config_prod.yml
hexo generate
hexo generate --config config_prod.yml
Para simplificar, use o arquivo padrão _config.yml, para o ambiente de desenvolvimento. Assim criamos um comando específico para o build, usando o scripts do package.json.
1 | "scripts": { |
E executamos assim:
npm run build
Simples e fácil!
Carregando...