Programação e outras coisas pseudoaleatórias.

Olá, Mundo!

29/07/2020
pensamentos

Tenho algumas motivações para criar este blog.

A primeira delas, é sobre algo que todos nós aprendemos ao entrar no mundo da programação: a importância da comunidade de desenvolvimento de software.

Seja em respostas no StackOverflow, postagens em sites / blogs, ou em vídeos no Youtube, é incrível a quantidade de conteúdo disponível. Se você quiser aprender algo, provavelmente vai encontrar algum material sobre o assunto, se tiver uma dúvida ou problema, será possível encontrar uma solução, ou algo próximo, que vai te ajudar a resolver.

Eu não sei como começou isso, não sei se foi o dinamismo da área que gerou o compartilhamento de conhecimento, ou se o compartilhamento de conhecimento da área que a faz ser tão dinâmica.

Personagem pensativo, segurando um xícara de café com o pé
A gerou B, ou B gerou A ???

E neste cenário, eu sempre participei como consumidor, e vejo que agora eu posso começar a produzir também.

É importante também falar sobre o idioma, é fato que existe muito conteúdo, mas a maior parte está em inglês, e o idioma é, sim, uma barreira para muitas pessoas, principalmente para quem está começando.

Pasmem: Inglês avançado, não é intrínseco aos Brasileiros…

Traduzir conteúdo, também é uma forma de acessibilidade, pois permite acesso para pessoas que não teriam acesso a esta informação. Vou deixar aqui um link de uma palestra sensacional sobre o assunto:

Internacionalização na Web - BrazilJS 2019

Outro ponto é que ao longo da carreira, resolvemos muitos problemas, aprendemos muitas coisas (principalmente com os nossos erros), e neste contexto as soluções ficam dentro dos projetos, ou perdidas, dentro de pastas chamada exemplo no computador. Algumas nós vamos lembrar para sempre, mas em muitos casos, se precisamos novamente, vamos precisar sair caçando nas pastas, e nos projetos, para encontrá-las.

Todo mundo já deve ter passado por algum cenário parecido, alguém te pede ajuda para um problema, você lembra parcialmente da solução, e sai abrindo vários arquivos de um projeto, para explicar a solução para aquele caso. No fim conseguimos ajudar a pessoa, mas eu ficava pensando que deveria ter forma mais simples e prática para fazer isso.

Acho que através deste blog, eu posso trazer soluções de diversos problemas de forma organizada e indexada, que vão me permitir ajudar outras pessoas de uma forma menos caótica.

Algo que foi de suma importância, para eu finalmente sair do “mundo das ideias”, e criar este blog, foi o apoio da minha esposa, Mariana Canhoto, diva aclamadíssima, que escreve no @CapivaraResenha. Ela me mostrou a importância de tirarmos nossas ideias do papel.

Por fim, eu aprendi na prática que ensinar é a melhor forma de aprender, é incrível o quanto você se dedica para aprender algo quando o propósito é ensinar, e o quanto é gratificante ensinar e ver o impacto disso nas pessoas. Hoje eu faço isso de forma integral na Iteris, e adoro fazer isso!

Vejo que com o blog posso começar a compartilhar conhecimento com um grupo maior de pessoas, aumentando o alcance dos conteúdos que crio.

pensamentos

Veja mais


Comentários:

Carregando...